Fradique

sergio.jpg

FRADIQUE  | REALIZADOR + GUIONISTA

Nascido em Luanda, em 1986, Fradique é uma das vozes mais talentosas e expressivas dentro do cinema angolano contemporâneo. Frequentou a New York Film Academy e licenciou-se em Belas Artes pela Academy of Arts de São Francisco.

Enquanto vivia nos Estados Unidos realizou várias curtas-metragens, mas foi com “Alambamento” que chamou à atenção do público e dos festivais. Rodado em 2009, em plena Ilha de Luanda, o filme recebeu o prémio de “Melhor Curta-Metragem” no FIC, Festival Internacional de Cinema de Luanda. Fez ainda parte da selecção oficial de inúmeros festivais internacionais de cinema, como Vancouver e Tenerife. 

Pouco depois do lançamento de “Alambamento”, em 2010, fundou a produtora Geração 80 ao lado dos produtores Tchiloia Lara e Jorge Cohen, com o objectivo último de desenvolver o Cinema em Angola e, simultaneamente, fazer parte do vasto universo audio-visual angolano.

Em 2011, participou no programa Talent Campus da Berlinale. Nessa altura, já tinha integrado a equipa do projecto “Angola - Nos Trilhos da Independência”, uma parceria entre a ADT (Associação Tchiweka de Documentação) e a Geração 80. Durante seis anos, recolheram-se testemunhos de centenas de pessoas, anónimas e reconhecidas, angolanas e estrangeiras, que estiveram envolvidas na luta de libertação angolana. O arquivo audio-visual reunido é, com certeza, um dos mais importantes e completos arquivos dedicados à documentação histórica angolana.

É a partir deste projecto que nasce “Independência”, o seu primeiro documentário, lançado em 2015. Para além do acolhimento emocionado do público em geral, o filme foi reconhecido com o Prémio Nacional da Cultura para o Cinema, como um importante passo na recuperação e valorização da memória histórica angolana. “Independência” ganhou ainda o prémio de “Melhor Documentário” no Cameron International Film Festival e fez parte da selecção oficial do Durban International Film Festival, Luxor African Film Festival and the Pan African Film Festival.

Recentemente, Fradique foi um dos seleccionados para participar no Programa de Residência Artística Realness, na África do Sul, durante o qual esteve a desenvolver o guião da sua primeira longa-metragem de ficção. “O Reino das Casuarinas” é uma adaptação do romance com o mesmo nome de José Luís Mendonça e está neste momento em fase de desenvolvimento.

                 

 
 
 
 
 

FILMOGRAFIA

DEMO REEL / PORTFOLIO

MAKING OF

ENVIA UMA MENSAGEM PARA O FRADIQUE

Nome *
Nome