mujimbo.jpg

MUJIMBO

 

MUJIMBO

Para acompanhar a velocidade dos tempos sem deixar escapar aquilo que merece destaque. Conhece dos últimos mujimbos da Geração 80 em primeira mão.

E não é que...

 
 
worldcinemalogo2016.png

“El Último País” de Gretel Marín estreia no Festival World Cinema Amsterdam 2017

29 de Agosto 2017

 A realizadora cubana Gretel Marín estreou recentemente a sua primeira longa-metragem, “El Último País”, no Festival World Cinema Amsterdam 2017. O documentário, que foi exibido através do programa Go Cuba!, recebeu o segundo lugar pela votação do público. Paralelamente, Gretel foi convidada pelo festival para fazer parte do painel de júris que avaliou os filmes em competição. Semanas antes, “El Último País” foi apresentado no Centro Cultural Brasil –Angola, em Luanda. Diante de uma sala cheia, Gretel participou ainda numa animada sessão de perguntas e respostas.

Sabe mais aqui.


mujimbo_hs_1999

Hugo Salvaterra prepara a curta "1999"

28 de Julho 2017

O realizador Hugo Salvaterra prepara a curta "1999", uma história entre dois adolescentes melhores amigos, Hugo e Naomi, que exploram e descobrem a sua sexualidade. Com lançamento previsto ainda em 2017, esta é a segunda curta-metragem de Hugo Salvaterra, depois de "Ear of the Beholder" (2016). Ambas as curtas foram filmadas nos Estados Unidos da América, enquanto Hugo frequentou um mestrado em Realização na New York Film Academy (Nova Iorque e Los Angels). Os filmes contaram com o apoio da Geração 80. 


Fradique participa na REALNESS

19 de Julho 2017

O realizador e guionista Fradique foi um dos seleccionados entre 120 candidatos de 23 países africanos para participar na residência artística do programa Realness 2017 (2ª edição), na África do Sul. A residência, que tem como objectivo o desenvolvimento de guiões de ficção, começou em junho deste ano e durou 6 semanas, culminando no Durban International Film Fest. Fradique esteve a trabalhar no guião de "O Reino das Casuarinas", uma adaptação do romance com o mesmo nome de José Luis Mendonça. Para além dele, foram seleccionados também os projectos de Lemohang Mosese (Lesoto), Gloria Jahmil (Zâmbia), Samantha Nell (África do Sul) e Rama Thiaw (Senegal). Os seis partilharam experiências e desenvolveram os seus guiões, com a tutoria de Nadja Dumouchel e Selina Ukwuoma.              

 


"Do Outro Lado do Mundo" exibido em Portugal e no Brasil

30 de Maio 2017

"Do Outro Lado do Mundo", documentário realizado por Rui Sérgio Afonso e com produção da Geração 80, foi exibido no dia 28 de Maio, na RTP 2 e no dia 29 do mesmo mês na TV Brasil. O filme foi o projecto angolano vencedor do Concurso Nacional de Selecção do programa DOCTV CPLP II. O documentário aborda a relação entre Angola e China, relação essa imposta por questões económicas, mas para a qual importa olhar de uma outra forma, a nível pessoal e humano, isto é, como é que os angolanos recebem os chineses e vice-versa.

 

mujimbo_doutroladomundo