Tchiloia Lara

sergio.jpg

TCHILOIA LARA | PRODUTORA

Tchiloia Lara nasceu e cresceu em Luanda. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Cape Town, tendo concluído o mestrado em Gestão pela Universidade de Pretória. Trabalhou no ramo de gestão de projectos e fiscalização de obras durante seis anos.

Foi em 2009 que teve o primeiro contacto com o Cinema, ao desempenhar a função de assistente de realização no filme “Alambamento”, realizado por Fradique e rodado em plena Ilha de Luanda. O filme recebeu o prémio de “Melhor Curta-Metragem” no FIC, Festival Internacional de Cinema de Luanda e fez parte da selecção oficial de inúmeros festivais a nível internacional.

Fundou em 2010 a produtora Geração 80, com os sócios Jorge Cohen e Fradique. Paralelamente, desempenhou as funções de produtora associada do projecto “Angola - Nos Trilhos da Independência”, na vertente de Relações Públicas e Gestão de Apoios e Patrocínios, contribuido assim para a construção de um dos mais importantes arquivos audio-visuais dedicados à documentação histórica angolana.

Na Geração 80, assume a coordenação e produção de vários projectos audiovisuais na área da publicidade, vídeos corporativos e institucionais, lidando com clientes de peso nos sectores bancário, petrolífero, estatal, comunicações, entre outros. Por outro lado, produziu ainda alguns videos musicais de artistas angolanos como Yuri da Cunha, Irina Vasconcelos, Né Gonçalves e Aline Frazão.

Em 2016, foi a produtora do documentário “Do Outro Lado do Mundo”, rodado entre Luanda e o Bentiaba e realizado por Sérgio Afonso. O filme foi o projecto angolano seleccionado para o programa DOCTV CPLP II.

Desde a fundação da Geração 80 até hoje, para além da vasta experiência adquirida na aréa da produção nacional e em co-produções internacionais, Tchiloia tem assumido um papel absolutamente central na gestão diária da empresa, contribuindo de forma directa para consolidar o lugar da Geração 80 no mercado audio-visual angolano.

 
 
 
 

FILMOGRAFIA

 

MAKING OF

ENVIA UMA MENSAGEM PARA A TCHILOIA

Nome *
Nome